Imprimir
Categoria: Notas
Acessos: 366

 

Matéria sensacionalista de Zero Hora online, de 16/9/2022, aventou a possibilidade de que um recipiente com uma “suástica” poderia ser herança do nazismo e da Segunda Guerra Mundial. Imagine-se, uma pessoa de Santo Cristo, de Santo Cristo!, possuir um objeto destes. A barbárie, segundo o próprio texto jornalístico, está no fato de que "o município tem forte influência da imigração alemã". Que horror! Ainda mais que ali ao lado está Cândido Godói, com seus milhares de gêmeos "filhos" de Mengele! Até uma autoridade municipal está preocupada com a situação. Seria bom Alcir Philippsen, o dono do objeto, tomar algumas providências em relação a sua segurança – daqui a pouco, um bando de “antinazistas” desvairados ataca sua casa e sua pessoa. Ah, sim, Alcir Philippsen é apenas a pessoa que dá nome ao Museu - então que o diretor do Museu se cuide!

https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2022/09/pesquisa-realizada-em-porto-alegre-procura-determinar-se-peca-com-suastica-esteve-na-segunda-guerra-mundial-cl84nevt1005u0179glmlmfiw.html

Santo Deus! Acharam mais um latão deste tipo - conforme Zero Hora do dia 21/9/2022. Que furo jornalístico! Posso revelar o segredo: os nazistas gaúchos utilizavam estes tonéis para tirar leite de cabras. As cabras nazistas davam tanto leite, que só um tambor bem grande para caber todo ele.

Falando sério, em meio a tanta insensatez: este símbolo existiu em tonéis deste tipo muito antes de Hitler ser conhecido. Era o símbolo da empresa petrolífera “Shell mexicana” (ver link abaixo). Da mesma forma que o interior do Rio Grande do Sul ainda está cheio de latas de querosene "Jacaré", do tempo em que não existia luz elétrica, quando todo mundo usava lamparina, há, também, estes latões com a suástica. Isto não tem nada a ver com Segunda Guerra Mundial nem com o afundamento do Graf Spee, e, muito menos, com "forte influência da imigração alemã"!

https://www.saopauloinfoco.com.br/suastica-simbolo-shell

[17/9/2022]