Este projeto visa a estudar efeitos da Segunda Guerra Mundial sobre a sociedade gaúcha, nos anos imediatos após o conflito, em especial em relação às populações de origem alemã. Nesse sentido, se tentará verificar como estas populações e as instituições em seu meio se comportaram após os acontecimentos do período anterior, como se desenvolveu sua relação com a população em geral e com as instâncias estatais, mas também como estas últimas se posicionaram e agiram.

 

As manifestações sobre "neonazismo" no Brasil, na opinião pública e em trabalhos acadêmicos, propondo uma avaliação crítica do "discurso" sobre esse fenômeno.

 

A participação do Rio Grande do Sul na guerra, com soldados na FEB, os reflexos da guerra sobre a economia regional, os efeitos da mobilização política durante o conflito, além do vários outros, como as perseguições decorrentes da campanha de "nacionalização".

 

Estudo da presença de operários alemães e descendentes no Rio Grande do Sul, do final do século XIX até a Segunda Guerra Mundial.

 

Estudo do transcurso e os efeitos da Revolução Federalista (1893-1895) nas regiões de colonização alemã do Rio Grande do Sul.